terça-feira, 6 de abril de 2010

DEU NO JORNAL O LIBRAL

Cineclube exibe “Patativa” e “Chama Verequete” Edição de 06/08/2009
O lençol branco representará a tela do cinema, acompanhado por um projetor. Tudo isso ao ar livre, em plena rua General Gurjão, no centro da cidade. É com este cenário que o Cineclube Amazonas Douro exibirá hoje, às 20h, os filmes 'Patativa do Assaré: ave poesia', do cineasta cearense Rosemberg Cariri, e 'Chama Verequete', dos documentaristas Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira. A programação faz parte do projeto Circuito Cineclubista Democratizando o Audiovisual, que já passou por diversas capitais brasileiras.
A proposta dos organizadores é valorizar o cinema paraense e compartilhar o lado cineclubista com a comunidade. Depois da exibição será realizado um debate entre os participantes e os organizadores do evento. O projeto é feito em parceria com diversos cineclubes da região, entre eles o Corredor Polonês e Rede Aparelho, além do Projeto Cinema de Rua. Ao todo, o circuito passará por 168 cineclubes e entidades de todo o País.
Segundo o coordenador do Cineclube Amazonas Douro, Francisco Weyl, atualmente é possível identificar uma forte onda cineclubista no Estado. Por conta disso, Belém foi escolhida para sediar a oficina regional do Cine Mais Cultura. A programação é realizada até a próxima sexta-feira, no Hotel Gold Mar.
'Queremos aproveitar esta onda, até porque nós também estamos organizando a Pré-Jornada de Cineclubes de Belém, rumo a Jornada Paraense, que ocorrerá em setembro e que vai fundar a Federação de Cineclubes do Estado' conclui Weyl.
Serviço
Exibição dos filmes 'Patativa do Assaré: ave poesia' e 'Chama Verequete'. Hoje, às 20h, na rua General Gurjão entre Padre Prudêncio e Ferreira Cantão.
(http://www.orm.com.br/oliberal/interna/default.asp?modulo=247&codigo=427873)

DEU NO JORNAL "O LIBERAL"

“Tela de Rua’’ leva dois curtas paraenses à Tancredo Neves Edição de 15/12/2009 Esta noite - Numa praça da Marambaia, dois filmes serão exibidos ao ar livre
A praça Tancredo Neves será palco para mais uma sessão de cinema ao ar livre. No espaço, serão exibidos os longas 'O mastro' e 'A poeta da praia', de Márcio Barradas. Ambos foram produzidos este ano, na Ilha de Mosqueiro. A programação faz parte do projeto 'Tela de Rua' e acontece hoje (15), a partir das 20 horas.
Outro destaque do evento será o manifesto 'Apostolado da Poesia', organizada pelo poeta Caeté, que marca o encerramento da programação poética. A ideia é promover o encontro da poesia com o cinema. Os cantinhos da praça e os ônibus farão parte do cenário do evento. Lá, serão recitadas diversas poesias do livro 'Poemas do bom amor para o bem amar', de Caeté.
Durante o encontro haverá, também, distribuições de poemas escritos, com o contato do poeta. A iniciativa visa agregar novos colaboradores. A sessão será toda filmada por Francisco Weyl. 'Pensamos em trabalhar com uma poesia de cada vez para evitar o desgaste físico durante a intervensão e dar oportunidade de continuidade ao projeto', explica Francisco.
O filme 'A poeta da praia' conta a história de uma filósofa moradora de rua, que vive refugiada numa ilha e foge do contato humano. Por conta disso, passa seus dias caminhando pelas praias, onde escreve seus pensamentos na areia. Mas, a presença daquela mulher estranha logo é notada pela população local, que não entende as atitudes da desconhecida e passa a hostilizá-la. Sua vida, então, fica mais exposta às mazelas de uma sociedade contraditória e violenta.
Além dos longas, o produtor independente Márcio Barradas é autor dos curtas 'A janela', 'Fluído Humano', 'Coração Roxo' e 'Icoaracy'. Poeta e músico, faz questão de afirmar sua solidão no processo de construção dos filmes.
A programação é organizada pelo Movimento Cultural da Marambaia (Moculma), em parceria com Cineclube Amazonas Douro e da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema.
Serviço:
O projeto Tela de Rua apresenta os filmes 'O mastro' e 'A poeta da praia', na Praça Tancredo Neves, no bairro da Marambaia ((perto do final da linha do ônibus Marambaia-Ver-o-Peso), nesta terça-feira, 15, a partir das 20h.
(http://www.orm.com.br/oliberal/interna/default.asp?modulo=248&codigo=447845)

de

DEU NO PORTAL CULTURA

Cinema - Documentários
Documentários de Márcio Barradas serão exibidos nesta terça-feira
'O Mastro' e 'Icoaraci' serão exibidos no Espaço Cultural Coisa de Negro, em Icoaraci
19/01/2010 - 09:04

O espaço cultural Coisa de Nego exibe nesta terça, 19 de janeiro, dois filmes do realizador paraense Márcio Barradas, “O Mastro” e “Icoaraci”. A sessão começa às 20h e será precedida por leituras de poemas pelo autodenominado carpinteiro de poesia.
Os documentários foram produzidos em 2007 e 2009, em Mosqueiro e Icoaraci, respectivamente. O realizador independente Márcio Barradas já fez dois longas (“A poeta da praia” e “O filho de Xangô”) e o doc “O Mastro” (todos rodados em Mosqueiro), além dos curtas “A janela”, “Fluído Humano”, “Coração Roxo” e “Icoaracy”.
Poeta e músico, faz questão de afirmar a sua solidão no processo de construção de seus filmes.
A realização é do Cineclube Amazonas Douro, em parceria com a Mayri Produções e o Espaço Cultural Coisa de Negro.
(http://www.portalcultura.com.br/?site=4&pag=conteudo&mtxt=14284&cabeca=Documentários)

Seguidores