Na próxima sexta, 22 de agosto, data da morte do realizador brasileiro Glauber Rocha, a cidade de Belém ganha mais um espaço de produção, realização e estudos audiovisuais, o Cineclube Corredor Polonês.
O Cineclube Corredor Polonês nasce da articulação entre três coletivos de intervenção artística urbana, o Corredor Polonês Atelier Cultural, a Rede Aparelho e o Cincleube Amazonas Douro (fundado em março de 2003, e que tem como presidentes de honra Zé do Caixão e o mestre de cinema da Escola do Porto, Sério Fernandes).
O Cineclube Corredor Polonês comemora a morte do grande Glauber, com vida: logo na abertura da programação desta sexta, o carpinteiro de poesia e de cinema Francisco Weyl fará a conferência-relâmpago "Glauber e Nietzsche".
Na conferência, ele promete "identificar elementos imagético-textuais que afirmam a unidade artístico-filosofal desses dois poetas necessariamente síntéticos, ao mesmo tempo em que tentará atravessar uma ponte sobre um abismo de idéias e imagens viscerais".
"Nietzsche e Glauber exigem um exercício de desobediência criativa, através do qual o interprete tem que ser capaz de ultrapassar o homem que sucumbiu aos seus próprios medos: o homem que se ultrapassa a si próprio é um homem que tem a violência dentro de si", explica o carpinteiro.
SERVIÇO: Instalação do Cineclube Corredor Polonês, com a projeção do filme "Terra em Transe", de Glauber Rocha, e confeência relâmpago ("Glauber e Nietzsche"), de Francisco Weyl. Dia 22 de agosto, 19 horas, no Corredor Polonês Ateler Cultural, Rua General Gurjão, 253, em frente a Rua Ferreira Cantão, bairro da Campina.
Cinema de Rua é um projeto do Cineclube Amazonas Douro (Francisco Weyl) e da REDE Aparelho (Arhur Leandro), para realizar sessões de cinema (e conferências-relâmpago) nas ruas de Belém do Pará, Amazônia-Brasil.
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Belém ganha mais um Cineclube
Texto para comunicação
© Francisco Weyl (Carpinteiro de Poesia e de Cinema)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2009
(61)
-
▼
janeiro
(21)
- Sexto cartaz
- FILOSOFIA E CINEMA
- Sem título
- Eu afirmo um cinema radical, mas não independente,...
- 5 ANOS DO CORREDOR POLONÊS ATELIER CULTURAL
- A linguagem do cinema constitui-se de uma gramátic...
- Há certos temas que vão à debate, mas que só têm s...
- A poesia se espraia, atravessando-se a si própria ...
- A força trágika de Glauber Rocha
- Cinema de consciência negra
- Folder-divulgação da homenagem póstuma ao poeta p...
- Fotografia e Poesia
- Terceiro cartaz
- A Estética do Grito
- Segundo cartaz
- Cartaz-divulgação de reportagem especial em progra...
- Nietzsche e Glauber
- © Foto: Francisco Weyl
- Belém ganha mais um Cineclube
- Primeiro cartaz
- "O cinema prolonga a vida. Estas imagens estarão e...
-
▼
janeiro
(21)
Nenhum comentário:
Postar um comentário