Três dos mais ativos cineclubes paraenses (Amazonas Douro, Corredor Polonês e Rede Aparelho) acabam de ser contemplados pelo Projeto de Circuito Cineclubista "Democratizando o Audiovisual" e pela ação Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura (www.cinemaiscultura.org.br).
O Cine Mais Cultura garantirá uma oficina de capacitação cineclubista + equipamentos de exibição audiovisual + 104 DVDs da Programadora Brasil + acompanhamento direto para exibições nos 3 primeiros meses de atividade.
E o projeto Circuito Cineclubista promoverá a exibição dos filmes "Patativa do Assaré: Ave Poesia", do cineasta cearense Rosemberg Cariri e "Chama Verequete", dos documentaristas Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira.
O Circuito é promovido pelo CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros /Filmoteca Carlos Vieira, contando com o apoio e parceria do CBC - Congresso Brasileiro de Cinema, da ABDn - Associação Brasileira de Documentarista e da CBDC - Coalizão Brasileira Pela Diversidade Cultural e dos realizadores que disponibilizaram gratuitamente os direitos de exibição de suas obras ao CNC.
A oficina de capacitação cineclubista vai acontecer entre os dias 3 e 7 de agosto de 2009, inclusive com a participação de representantes dos estados do Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima, Tocantins.
De acordo com Francisco Weyl, coordenador dos cineclubes contemplados, cujas sessões são realizadas no âmbito do projeto Cinema de Rua (cinemaderua.blogspot.com), esta oficina dará grande impulso à Jornada Paraense de Cineclubes, prevista para acontecer em outubro, no Marajó.
“Quem ganha com isso é o movimento cineclubista que se está a fortalecer no Pará”, afirma.
Maiores informações em www.cineclubes.org.br.
--
© Francisco Weyl
Carpinteiro de poesia e de cinema
Cinema de Rua é um projeto do Cineclube Amazonas Douro (Francisco Weyl) e da REDE Aparelho (Arhur Leandro), para realizar sessões de cinema (e conferências-relâmpago) nas ruas de Belém do Pará, Amazônia-Brasil.
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário