quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Documentários inéditos estréiam em Mosqueiro

Uma transgressão desenhada nas ruas, uma euforia consciente, que corta a cidade, mas que não a reparte, juntando-a e sublimando-a em nirvana. Assim podemos sintetizar os documentários “O Mastro” (de Marcio Barradas) e “A Festa da Cobra” (do Coletivo Resistência Marajoara). Produzidos e realizados em 2009, os filmes estréiam nesta sexta, dia 4 de dezembro, às 20 horas, no espaço cultural Praia-Bar, em Mosqueiro.
Além de serem originários do interior do estado, respectivamente, nas ilhas de Mosqueiro (“O Mastro”) e de Soure (“A Festa da Cobra”), os dois curtas-metragens também têm em comum a temática antropológica do ritual do cortejo, com os seus tradicionais símbolos míticos, eróticos e dionisíacos.
Estas profanas procissões, no lugar de um santo, transportam um mastro e uma cobra, típicos elementos (fálicos) das festas tradicionais dos rincões desconhecidos deste país.
O mastro e a cobra, carregados, parecem ter vida própria. E o plano-sequência acompanha o deslocamento de pessoas enquanto estas transportam um ícone que unifica toda uma comunidade.
OS REALIZADORES – O realizador independente Márcio Barradas já fez dois longas (“A poeta da praia” e “O filho de Xangô” – ambos rodados em Mosqueiro) e os curtas “A janela”, “Fluído Humano”, “Coração Roxo” e “Icoaracy”. Poeta e músico, faz questão de afirmar a sua solidão no processo de construção de seus filmes, sendo os curtas mais experimentais enquanto que os longas tendem a ser mais narrativos. Este é seu primeiro documentário.
O Coletivo Resistência Marajoara (www.resistenciamarajoara.blogspot.com) foi o vencedor do prêmio interações estéticas – residências artísticas em pontos de cultura, da Fundação Nacional de Artes, sob a coordenação de Francisco Weyl, autodenominado carpinteiro de poesia e de cinema. O Coletivo realizou este ano nove filmes de curtas-metragens.
FICHAS TÉCNICAS - O MASTRO (Argumento, roteiro, operador de câmera e realizador: Márcio Barradas / Assistente de câmera e operador de boom: Marcelo Bittencourt / Participações: Alcir Rodrigues, Daniel Tavares, Aldo de Vasconcelos, Carlos Augustos Fonseca e Diva Palheta) - A FESTA DA COBRA (Argumento, roteiro, produção, operação de câmera, montagem e realização: Coletivo Resistência Marajoara - Cris Penante, Amanda Barbosa, Larissa Suzane Pacheco da Silva, Marleide do Espírito Santo, Rodiney da Silva Pinheiro, Andrea Scafi Moraes, Doralice Carvalho Cavalcante, Angélica Figueiredo da Costa, Alessandra Figueiredo da Costa, Lia Assunção, Isabela do Lago, Francisco Weyl)
SERVIÇO: Estréia dos documentários “O Mastro” (de Marcio Barradas) e “A Festa da Cobra” (do Coletivo Resistência Marajoara). Sexta, dia 4 de dezembro, às 20 horas, no espaço cultural Praia-Bar, em Mosqueiro. Entrada franca. Apoio: Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema, APJCC / Cineclube Amazonas Douro / Mairy Produções. Contatos: 81 14 81 46

©
Francisco Weyl

Um comentário:

  1. Adorei os dois filmes. Precisamos muito mesmo de mais realizações como essas, pois Mosqueiro esteve/está sempre muito pobre de eventos culturais, ilha deixada à míngua pelo poder público municipal/distrital...
    Obrigado mesmo!

    ResponderExcluir

Seguidores